sábado, 2 de maio de 2015

Conciso #3 - Problemas em ser corrigido





Quando você escreve ou fala alguma coisa errada e alguém que está por perto lhe corrige, como é que você reage? Você fica incomodado? Você se sente tolo por ter errado? Você não se importa e nem presta atenção na correção? Você ignora ou fica agressivo e aponta os erros daquela outra pessoa? Ou você, como eu, fica extremamente agradecido pela correção?

Não dando muita importância para aqueles que te chamam de burro ou lhe corrigem com certa brutalidade, ser corrigido é, a meu ver, uma boa chance de consertar algum erro persistente na fala ou escrita, ou mesmo até um pequeno deslize. Quem nunca escreveu ou disse alguma coisa errada na vida? Quem nunca vacilou em alguma regrinha ortográfica que "passou batido" pela sua correção e foi-lhe apontada por um amigo atento? 

Não sei vocês, mas eu não vejo problema nenhum em ser corrigido. Na verdade eu até prefiro. É muito melhor ser corrigido do que ter o erro deixado permanentemente esquecido no texto, ou repetido diversas vezes por toda a vida. Estamos sempre aprendendo. Quanto mais escrevemos ou falamos, mais vícios vão sendo criados e por que não se viciar da forma correta?

Eu escrevo sempre, praticamente todos os dias, e é óbvio que alguma coisa eu vou deixar passar. Meus olhos não identificam meus próprios erros facilmente. Eu reviso todos os meus textos antes de postá-los. Leio-os de três a cinco vezes antes de publicá-los no blog. Pesquiso palavras e regras gramaticais que estou com dúvida, mas mesmo assim alguma coisa me escapa.

Eu penso assim; quando alguém me corrige, eu agradeço, faço a correção e fico mais atento àquele tipo de erro. Muitas vezes o erro é apenas um vacilo de digitação, como deixar um "S" de fora de um plural. Às vezes eu como uma letra e às vezes eu erro feio mesmo. O importante é que não tenhamos medo de errar, muito menos de sermos corrigidos. Eu acho válida qualquer correção e incentivo as pessoas a me corrigirem.

Entretanto, conheço alguns poucos zilhões de pessoas que detestam correções e estas são as que mais cometem erros. Não estou falando aqui das pessoas que têm pouca escolaridade ou pessoas simples com seus trejeitos e regionalismos. Estou falando das pessoas que sabem que escrevem e falam errado ou que nunca aprendem nada com os seus próprios erros.

Eu aprovo a correção, acho-a válida e producente e faço questão de que as pessoas me ajudem a melhorar. E você, gosta de ser corrigido? Se incomoda com isso? Qual a sua opinião?



Nenhum comentário:

Postar um comentário