sexta-feira, 10 de abril de 2015

Como produzir um texto

Decidi escrever sobre esse assunto no intuito de ajudar algumas pessoas que me perguntam como fazer isso. Não sou um exímio escritor, tampouco alguém com a bagagem necessária para tal desafio, mas, pelo pouco que conheço e estudo, creio que vou poder esclarecer algumas coisas. Vou tentar ser rápido e direto e fazer um texto sucinto e coerente. Vamos a ele:

  • Ler para escrever:

Parece bobagem dizer isso, mas quem lê muito escreve melhor! Verdade? Nem sempre. Ler bastante está diretamente ligado a escrever bem, mas o que acontece com frequência é que as pessoas leem despretensiosamente na maioria das vezes. Para aprendermos com a leitura precisamos de alguma atenção, como por exemplo: devemos reparar na estrutura do texto, como ele está escrito, como o autor expressa suas ideias, como a pontuação é utilizada, a forma correta do emprego das palavras, a ortografia, enfim, tudo que for necessário para se escrever melhor. Resumindo, não adianta só ler, mas aprender com o que se está lendo.

  •  Menos é mais:

Objetividade! Aprendi isso com muitos erros. Escrevia textos longos, sem muita (ou nenhuma) estrutura, com frases longas e até ininteligíveis. Às vezes ainda faço isso por pura distração ou empolgação. Textos com frases curtas ajudam no entendimento. Parágrafos curtos também são uma ótima ferramenta, pois deixam o texto mais limpo e menos cansativo. As ideias devem ser concisas, diretas e, de preferência, precisas. Temos de ficar atentos para conseguirmos transmitir o que queremos sem muitos rodeios.

  • O pai dos burros:

Esse era o nome que meu pai dava para o dicionário. Hoje, alguns dizem isso do Google também. Infelizmente, vejo isso acontecer o tempo todo: as pessoas, em sua maioria, não fazem mais o uso dessa ferramenta. E dicionário sempre foi - e continuará sendo - indispensável para se escrever bem. Agora mesmo estou com um desses dicionários online aberto em outra aba. O meu léxico físico tem o corte dianteiro tremendamente puído de tanto uso. Vou contar uma coisa que, juro, é verdade: não há um só dia que eu não olhe ao menos uma palavra nele. Não estou me vangloriando disso, estou é incentivando. Consultá-lo regularmente nos ajuda, não só a descobrir o significado das palavras e a forma correta de se grafá-las, como também a encontrar sinônimos para não ficarmos repetindo os vocábulos. Quanto mais fizermos uso do famoso "pai dos burros", mais aptos estaremos para escrevermos melhor.

  • Rascunho primeiro:

Acredito que essa seja uma das melhores dicas desse texto. Fazer anotações previas do assunto a ser tratado é "uma mão na roda". Escrever poucas palavras-chave - numa folha qualquer - ajuda a clarear as ideias e a montar um esquema com o quê deve ser abordado; com início, meio e fim. Anote também qualquer coisa que pensar quando fizer o seu rascunho para não perder aquela informação que poderá ser importante. Isso fará uma enorme diferença na hora de "botar a mão na massa".

  • Conclusão e revisão:

Não se esqueça de dar um fim para o seu texto, concluí-lo de forma justa. Tente sempre pontuar a ideia principal na conclusão, aqui é o lugar para se fazer isso. Tendo dito tudo aquilo que quis dizer, passe para a próxima fase: revise. Leia-o integralmente. Primeiro, faça uma leitura para saber se tudo está como desejou que estivesse; segundo, faça uma nova leitura, só que agora mais minuciosa, em busca de erros ortográficos, letras faltando ou sobrando, erros de concordância, pontuação e etc. É fundamental que revisemos o que escrevemos e, se possível for, pedirmos a ajuda de um outro leitor, um amigo disposto a "te dar uns toques".




O assunto é muito extenso e as dicas são inúmeras. Esse texto foi apenas uma pincelada inicial, pretendo fazer outros sobre o mesmo assunto a fim de continuar auxiliando aqueles que têm alguma dificuldade para produzi-los. Vou especular outros temas relacionados também, como gêneros e formas. Lembrando que esses são métodos que eu aplico para mim mesmo, coisas que, eu acredito, poderão te ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário