segunda-feira, 16 de março de 2015

Estudar ou criar? (revisão)

Texto antigo, mas com uma boa questão. A inteligência não está apenas em aprender sempre mais, mas sim em conquistar algo com isso:



Sei que aprender é muito importante (ao menos para os que pensam) e sempre defendi esta bandeira, mas gostaria de entender algo: o aprendizado é para o acumulo de conhecimento ou é a base que necessitamos para a criação? Sempre digo aos meus alunos que mais importante do que tocar os solos dos nossos guitarristas amados é fazer os nossos próprios solos. A maioria das pessoas que conheço não medem esforços para aprenderem cada vez mais e isso é digno e muito justo... mas e aplicar estes conhecimentos? Saber fazer, produzir algo decente e de boa qualidade não é pra qualquer um, mas é para dar a cara a tapa e tentar até conseguir e não desistir. Tenho bons amigos e alguns deles são crânios que se matam de estudar e querem por que querem saber tudo. Mas e daí? Onde realmente isto leva? Não estou dizendo que não é necessário, pelo contrário, eu gosto e muito de aprender, mas, daí não arredar o pé do estudo, sempre buscando mais e mais conhecimento sem nunca fazer algo original ou inovador... aí não! O negócio pra mim funciona com aplicabilidade. Se eu não estiver produzindo algo então não me vale nada saber e aprender. Obrigado.


 Publicado originalmente em 24 de novembro de 2009, Terça-feira.


Concordo comigo, a extensão suprema do conhecimento é a invenção. Para isso é necessário criação, novidade, sair da zona de conforto, expressar ideias e praticar, e praticar, e praticar... Aprendi a escrever na marra (e ainda estou aprendendo), lendo regras gramaticais, prestando atenção em frases e sentenças de tudo o que eu leio, pesquisando, mas, sobretudo, escrevendo, errando muito, mas nunca deixando de escrever. O mesmo vale para minha outra habilidade: tocar. Notas mascadas, notas perdidas, desafinadas, mas notas, muuuuuitas notas. E como eu pretendo sempre ir além dos meus limites fiz um acordo comigo mesmo há mais ou menos um ano: Eu toco e escrevo todos os dias impreterivelmente. E você, só estuda ou age também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário