sexta-feira, 13 de março de 2015

A infinitude do infinito (revisão)

 Eis aqui mais um dos meus antigos textos onde eu discorri por um pensamento profundo que me acomete desde o principio do meu questionar:


 Minha crença de que o universo é infinito, começou quando eu ainda era uma criança, pois isso me foi ensinado na escola. Era este o entendimento dos cientistas a respeito do cosmos. Depois de um bom tempo, com os estudos da expansão do espaço, começaram a dizer que ele era sim, finito. Muitas outras ideias foram se aglomerando e são tantas as ideias, que, como sempre, fui induzido a criar a minha própria concepção de universo. Se tivesse como explicar o que entendo exatamente pelo mundo, eu o compreenderia plenamente e não estaria formulando hipóteses e sim afirmando algo. O que eu gostaria de passar não é algo original, tão pouco o queria que fosse, pois minha percepção me diz que tudo a minha volta é um universo, do macro ao micro, do alpha ao ômega. Em tudo pode estar contido um universo, assim como o universo contém absolutamente tudo. Por que deixar de pensar que em um único átomo não encontrarei zilhões de aglomerados de galáxias? Porque não seria possível? Se nos fosse viável ver além do átomo, o que veríamos? Nada? Não há nada dentro de um átomo? E se há, o que existe dentro do que está dentro dele? Não nos prendamos apenas ao micro. E fora do nosso sistema solar, fora da nossa galáxia, fora do aglomerado em que estamos, do conjunto de aglomerados de galáxias? Terá um fim? Não creio. Não posso conceber o fim de algo tão grandioso, seria como ver os limites de Deus. Ver o Seu contorno. Enxergar Sua forma...não...não penso assim. Pensar em algo delimitador, me faz crer que infinito não é a palavra adequada. Infinito pra mim é assim...


Publicado originalmente em 7 de agosto de 2009, Sexta-feira. 


 Minhas ideias acerca do universo não pararam por aí. Até hoje faço grandes reflexões sobre o mundo e o que ainda não sabemos. Não consigo fixar minha mente em apenas uns poucos fatos. Se eu fosse definir o universo hoje eu diria: "O universo é tão grande ou maior até que todos os meus pensamentos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário